quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Guerra Civil (1641-1649)

A guerra civil inglesa estendeu-se de 1641 a 1649, dividiu o país e foi um marco importante na Revolução Inglesa. De um lado havia os cavaleiros, o exército fiel ao rei e apoiado pelos senhores feudais. Do outro, os cabeças-redondas, visto que não usavam perucas e estavam ligados a gentry, eram forças que apoiavam o parlamento. Em 1641, começava a guerra civil o rei teve o apoio dos aristocratas do oeste e do norte, juntamente com uma parte dos ricos burgueses, que estavam preocupados com as agitações sociais.

Em contra partida o exército do parlamento foi comandado por Oliver Cromwell, formado por camponeses, burgueses de Londres e a gentry. Os Cabeças Redondas derrotaram os Cavaleiros na Batalha de Naseby em 1645. Carlos I perdeu a guerra e fugiu para a Escócia, lá ele foi preso e vendido para o parlamento inglês, este mandou executar o rei. Ao tomar esta decisão a sociedade representada pelo parlamento rompia com a idéia da origem divina do rei e de sua incontestável autoridade. Assim, a guerra civil fomentou novas idéias lançando as bases políticas do mundo contemporâneo.

4 comentários:

  1. MARIANA: Oi meninos achei muito interessante o post. A Revolução Inglesa representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo.O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

    ResponderExcluir
  2. Alexsander : galera ficou massa seu blog, voces falaram muito bem da revolução inglesa, principalmente da guerra civil , um dos fatos que marcaram a epoca de 1641, onde o rei teve apoio dos burgueses e senhores feudais, que foi estendida de 1641-1649. muito bem

    ResponderExcluir
  3. GUERRA CIVIL SEMPRE RESULTA EM REVOLUÇÕES E ESSA NÃO FOI DIFERENTE, OS "CABEÇAS REDONDAS" VENCERAM A GUERRA ASSIM DILUINDO A AUTORIDADE REAL, FORMANDO CONCEITOS QUE SE APLICAM NA SOCIEDADE ATUAL

    VALISON

    ResponderExcluir